Vamos falar sobre isso!
Website: Porque é que me devo preocupar com o SEO?
16.02.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeOs motores de busca nasceram nos anos 90, com a evolução da informação disponível na web. O SEO (Search Engine Optimization), surge mais tarde devido à necessidade das empresas quererem ver os seus negócios aumentarem a sua visibilidade na web, definindo o seu posicionamento.
Ao longo dos últimos anos, muita coisa mudou, as alterações são variáveis, desde algoritmos dos motores de busca, como as estratégias utilizadas pelos profissionais implementadas ao longo dos anos com objectivo de dominar o mercado online.
A optimização de sites / lojas online, é o termo utilizado em Portugal para definir a palavra SEO. Esta optimização é muito mais complexa do que colocar palavras - chaves no seu website. Podemos afirmar que é um jogo difícil de vencer, mas não impossível.
Não basta colocar palavras-chaves e ter esperança de melhorar o posicionamento nos motores de busca. Este é um dos principais erros que as empresas cometem quando falamos de SEO.
O artigo de hoje vai explicar o que é o SEO realmente, como é que a sua empresa pode ter vantagens competitivas com a sua utilização e como o deve fazer de uma forma resumida.
O nosso objectivo é esclarecer algumas questões e não abordar o tema a fundo.
Vamos começar:
Afinal o que é isso do SEO?
Podemos dizer que o SEO é uma forma que as empresas que utilizam para ajuda aumentar os acessos ao seu website através de um conjunto de técnicas estratégias que permitem que um site melhore o seu posicionamento nos resultados orgânicos (sem investimento em publicidade) dos mecanismos dos motores de busca, como por exemplo o Google e Bing.
Quando contrata uma empresa para desenvolver o seu website ou loja online deve perceber se essa empresa já tem conhecimentos de SEO e de que forma a pode ajudar a aplicá-los durante o seu desenvolvimento de forma a melhorar os aspectos de optimização internos que contribuem para um melhor posicionamento da página.
Caso, já tenha o site desenvolvido sem ter em consideração as questões de optimização dos motores de busca talvez esteja na altura de ponderar fazer alterações necessárias ao seu website / loja online, num futuro próximo.
Como é que o SEO o pode ajudar a melhorar o seu posicionamento (visibilidade) nos motores de busca?
Bem, depois da optimização interna do seu website estiver concluída pode começar por perceber quais as palavras-chaves mais influentes na sua área de negócio de forma a melhorar o seu posicionamento na web.
Essas palavras-chaves utilizadas será proporcional à quantidade de acessos que vai receber. Além disso vai gerar mais visibilidade para o seu negócio / marca para website e maior retorno de conversão, visto que está a conquistar leads mais qualificáveis.
Os objectivos de um site ou de uma loja online são variáveis, independentemente da sua área de actuação no mercado, a optimização de um site é sempre vantajosa pois permitirá que chegue aos seus produtos / serviços com mais facilidade, de forma segmentada e de acordo com as expectativas do seu público-alvo.
Basicamente, o que defini se a sua pagina estará nos primeiros lugares do motores de busca é a relevância das palavras nos motores de busca, antes de tudo, a relevância do seu site, ou seja para o utilizador que o visita (optimização interna = experiência) e para a comunidade digital em torno da web (optimização externa).
Sabia que 75% dos utilizadores preferem os resultados orgânicos de pesquisa do que os links pagos? É uma percentagem relevante que não pode ser ignorada.
Afinal como é que posso fazer para optimizar o meu website ou loja online (SEO)?
Para conhecer melhor as técnicas e as estratégias adoptadas na optimização de sites e como pode entender melhor o que influência o seu posicionamento no Google, por exemplo, vá acompanhando os nossos artigos. Vamos dando algumas sugestões sobre estratégias e técnicas. Caso não tenha tempo e estrutura de recursos humanos para desenvolver o SEO na sua empresa, aconselhamos que contacte profissionais ou empresa de SEO que o possam ajudar nesse sentido.
Para finalizar, quando melhor optimizado estiver o seu website, melhor o custo por clique(CPC) terá quando pensar em investir em publicidade nos motores de busca.
Gostava de ver as suas dúvidas esclarecidas? Envie-nos um email para blog@livetech.pt.