• Design

6 Tendências de web design para 2018

Ana Margarida 27.02.18 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Actualmente as mudanças e as melhorias na tecnologia são incrivelmente rápidas, e a área do web design como outras áreas criativas são dinâmicas e também passam por algumas mudanças subtis todos os anos. Por isso, se queremos que o nosso website continue actualizado é necessário estar constantemente atento e receptivo a novas tendências.

1. Páginas coloridas e gradientes

Com a crescente quantidade de informação disponível para as pessoas na internet, é necessário que o seu conteúdo se destaque dos outros.

Equilibrar cores vibrantes de forma harmoniosa, tem sido uma grande tendência. Exemplo disso são algumas marcas como, o “Itunes”, o “Spotify” e o “Instagram” que mudou drasticamente o seu design no último ano.

Porém, é preciso atenção! O uso de cores vibrantes pode ocasionar fadiga visual, o que leva as pessoas a rejeitar o seu conteúdo assim que o vêem.

Páginas coloridas e gradientes

2. Design Responsivo 

O computador está a perder espaço no mercado, a maioria das pessoas acede aos sites através de outros dispositivos como o telemóvel ou tablets.

Por isso, os sites precisam ser completamente responsivos independentemente do dispositivo.

Website responsive

3. Tempo de abertura

Os tempos de carregamento são cada vez mais importantes.

Cerca de 47% dos utilizadores quando estão a navegar na internet esperam que um site seja carregado dentro de 2 segundos.

A paciência das pessoas para um site ou aplicação móvel pesada e confusa está a diminuir.

4. Animações e Vídeos

Uma imagem em movimento chama muito mais a atenção que uma imagem estática. Especialmente numa era onde a procura pela estética bonita aumenta e a tecnologia se torna ainda mais avançada.

Um excelente exemplo é a Apple que contêm imagens em movimento à medida que se navega no site, criando um resultado incrível.

Seja nos sites ou nos logótipos, imagens em movimento vão estar em todos os lugares.

Assim como os vídeos de apresentação que são uma óptima forma de ajudar as pessoas a entenderem melhor o produto ou a marca.

5. Usabilidade

É bastante simples, se um produto ou neste caso um website é muito difícil de utilizar, a maioria das pessoas não vai usar.

Por isso, o design precisa ser primeiro pensado para o utilizador.

Independentemente da plataforma, a experiência dos utilizadores deve ser simples.

6. Cor do ano de 2018 (Pantone)

Para 2018 a Pantone escolheu a cor Ultra Violeta 18-3838 como a cor do ano.
Todos os tons de lavanda, violeta e outros roxos também serão muito populares.

Algumas marcas já começaram a usar o violeta nas suas identidades gráficas.

Pantone do ano 2018

Conclusões

Prever tendências nunca é uma tarefa fácil.

Embora algumas tendências tenham resistido ao longo do tempo, outras desapareceram num piscar de olhos e abriram espaço para novos looks modernos.

Principalmente na área do design por ser área muito dinâmica, cada profissional pode utilizar as tendências da forma que considerar mais apropriada ao seu trabalho.

Contudo, podemos destacar o facto de que o cuidado do design será sempre focado na organização dos conteúdos e da sua relevância ao consumidor.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira