Vamos falar sobre isso!
Redes sociais: Vantagens e desvantagens da sua utilização
09.02.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeNa actualidade as redes sociais assumem uma importância cada vez maior na sociedade, reflectindo as necessidades humanas de expressão e reconhecimento.
A sua utilização converteu-se num factor fundamental no processo de socialização, sobretudo entres as novas gerações e com as marcas.
Na actualidade as redes sociais assumem uma importância cada vez maior na sociedade, reflectindo as necessidades humanas de expressão e reconhecimento.
A sua utilização converteu-se num factor fundamental no processo de socialização, sobretudo entres as novas gerações e com as marcas.
São consideradas um conjunto de ferramentas online onde conteúdo, as opiniões, perspectivas podem ser partilhadas.
Em que na sua essência privilegia as relações e conexões entre as pessoas e organizações.
As empresas / marcas querem mais que nunca estarem presentes neste processo e a internet tornou-se um elemento central nas suas rotinas. Passando a existir uma necessidade de adaptação a novos meios e métodos de comunicar com os seus potências clientes e clientes.
Isto porque nos meios de comunicação convencionais os conteúdos eram criados pela empresa e a mensagem propagava-se unilateralmente, ou seja, da empresa para o consumidor.
Nas redes sociais, o processo é multicanal porque o utilizador partilhar, interage com o conteúdo.
Hoje decidimos partilhar consigo algumas das vantagens e desvantagens de estar nas redes sociais com objectivo de o ajudar a repensar a sua presença online ou até mesmo apostar numa identidade digital mais forte.
Vantagens:
- As redes sociais podem e devem ser utilizadas como um canal de comunicação com o seu público-alvo.
- Para estratégias de marketing e campanhas que podem dar origem a resultados reais.
- A comunicação e o marketing sofrem uma transformação e passa a ser multilateral e participativa, permitindo uma maior interacção com os seus clientes e potenciais clientes.
- O consumidor pode interagir e conhecer os seus produtos/ serviços, promoções, notícias da empresa, lançamento de novos produtos e manter-se informado sobre qualquer novidade da marca a qualquer momento ou hora do dia ou da noite.
- Em tempos de crise, é uma boa forma de fazer campanhas e publicidade com um baixo custo por contacto.
- É uma excelente forma de conhecer informações sobre o seu público-alvo, saber quais são as suas necessidades e definir estratégias mais assertivas.
- Pode e deve direccionar pessoas para o seu website fornecendo informações relevantes ao seu público-alvo.
- É útil para melhorar o serviço ao cliente, pois permite uma relação mais próximas com o seu público-alvo.
- Entre outras.
Desvantagens:
- Os comentários negativos nas redes sociais podem contribuir para uma má imagem da empresa.
- Gerir redes sociais requer disponibilidade para criar conteúdo relevante ao seu público-alvo e com alguma frequência.
- A capacidade para enviar mensagens é limitada e muitas vezes há necessidade de resumir demasiado a informação.
- O ruido que se gera dentro das redes pode ser excessivo, tornando difícil manter o público fiel.
- Alguns utilizadores dedicam-se a fazer spam.
- Ir para as redes sociais sem uma estratégia bem definida poderá colocar a empresa em desvantagem e até prejudicar a reputação da marca.
Antes de decidir estar ou não nas redes sociais, é necessário que as empresas estejam conscientes das vantagens e desvantagens de estar online com uma boa presença ou má presença.
No nosso entender as empresas podem decidir não apostar nas redes sociais caso não tenham estrutura humana para o fazer devidamente. As redes sociais não são gratuitas, pelo contrário, requerem muita dedicação e tempo para apreender novos métodos e conceitos para aproveitar ao máximo a sua potencialidade.
Compreender o seu funcionamento e estabelecer objectivos concretos é fundamental. Não esteja nas redes sociais sem uma estratégia bem definida.
Será que vale apena colocar em causa a sua reputação e notoriedade só para se dizer que temos uma pagina no facebook? Por exemplo. Quem diz facebook, diz outra rede social qualquer.