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Redes sociais: Vantagens e desvantagens da sua utilização

09.02.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Na actualidade as redes sociais assumem uma importância cada vez maior na sociedade, reflectindo as necessidades humanas de expressão e reconhecimento.

A sua utilização converteu-se num factor fundamental no processo de socialização, sobretudo entres as novas gerações e com as marcas.

Na actualidade as redes sociais assumem uma importância cada vez maior na sociedade, reflectindo as necessidades humanas de expressão e reconhecimento.

A sua utilização converteu-se num factor fundamental no processo de socialização, sobretudo entres as novas gerações e com as marcas.

São consideradas um conjunto de ferramentas online onde conteúdo, as opiniões, perspectivas podem ser partilhadas.

Em que na sua essência privilegia as relações e conexões entre as pessoas e organizações.

As empresas / marcas querem mais que nunca estarem presentes neste processo e a internet tornou-se um elemento central nas suas rotinas. Passando a existir uma necessidade de adaptação a novos meios e métodos de comunicar com os seus potências clientes e clientes.

Isto porque nos meios de comunicação convencionais os conteúdos eram criados pela empresa e a mensagem propagava-se unilateralmente, ou seja, da empresa para o consumidor.

Nas redes sociais, o processo é multicanal porque o utilizador partilhar, interage com o conteúdo.

Hoje decidimos partilhar consigo algumas das vantagens e desvantagens de estar nas redes sociais com objectivo de o ajudar a repensar a sua presença online ou até mesmo apostar numa identidade digital mais forte.

Vantagens:

  • As redes sociais podem e devem ser utilizadas como um canal de comunicação com o seu público-alvo.
  • Para estratégias de marketing e campanhas que podem dar origem a resultados reais.
  • A comunicação e o marketing sofrem uma transformação e passa a ser multilateral e participativa, permitindo uma maior interacção com os seus clientes e potenciais clientes.
  • O consumidor pode interagir e conhecer os seus produtos/ serviços, promoções, notícias da empresa, lançamento de novos produtos e manter-se informado sobre qualquer novidade da marca a qualquer momento ou hora do dia ou da noite.
  • Em tempos de crise, é uma boa forma de fazer campanhas e publicidade com um baixo custo por contacto.
  • É uma excelente forma de conhecer informações sobre o seu público-alvo, saber quais são as suas necessidades e definir estratégias mais assertivas.
  • Pode e deve direccionar pessoas para o seu website fornecendo informações relevantes ao seu público-alvo.
  • É útil para melhorar o serviço ao cliente, pois permite uma relação mais próximas com o seu público-alvo.
  • Entre outras.

Desvantagens: 

  • Os comentários negativos nas redes sociais podem contribuir para uma má imagem da empresa.
  • Gerir redes sociais requer disponibilidade para criar conteúdo relevante ao seu público-alvo e com alguma frequência.
  • A capacidade para enviar mensagens é limitada e muitas vezes há necessidade de resumir demasiado a informação.
  • O ruido que se gera dentro das redes pode ser excessivo, tornando difícil manter o público fiel.
  • Alguns utilizadores dedicam-se a fazer spam.
  • Ir para as redes sociais sem uma estratégia bem definida poderá colocar a empresa em desvantagem e até prejudicar a reputação da marca.

Antes de decidir estar ou não nas redes sociais, é necessário que as empresas estejam conscientes das vantagens e desvantagens de estar online com uma boa presença ou má presença.

No nosso entender as empresas podem decidir não apostar nas redes sociais caso não tenham estrutura humana para o fazer devidamente. As redes sociais não são gratuitas, pelo contrário, requerem muita dedicação e tempo para apreender novos métodos e conceitos para aproveitar ao máximo a sua potencialidade.

Compreender o seu funcionamento e estabelecer objectivos concretos é fundamental. Não esteja nas redes sociais sem uma estratégia bem definida.

Será que vale apena colocar em causa a sua reputação e notoriedade só para se dizer que temos uma pagina no facebook?  Por exemplo. Quem diz facebook, diz outra rede social qualquer.

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