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Marketing: Como funciona o processo de segmentação de mercado

03.03.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

No ultimo artigo falamos de segmentação de mercado, o que é e quais as vantagens de utilizar esta metodologia de Marketing.

Tal, como prometido, hoje vamos explicar como pode fazer essa segmentação para aplicar no seu negócio ou reformular o seu modelo de negócios, caso sinta necessidade.

Sabemos que poderá ter um melhor posicionamento do que a sua concorrência se dedicar a fatias de mercado oferecendo produtos diferenciadores, melhores serviços e direccionando a sua comunicação para um nicho de mercado.

A segmentação ajuda a potenciar o seu negócio, melhorando o seu posicionamento. Nisso não temos quaisquer dúvidas.

Numa fase inicial é necessário estimar o tamanho do mercado em que está inserido ou presente de forma a identificar os seus potenciais concorrentes e seguidamente devemos perceber qual o potencial de crescimento do próprio mercado. Directamente vai influenciar a nossa taxa de crescimento.

Em seguida, é preciso separar os consumidores em grupos (target) para que as necessidades genéricas de esse grupo de pessoas sejam satisfeitas.

Esta divisão pode ocorrer segundo critérios geográficos, demográficos, psicográficos ou comportamentais. Vamos dar-lhe um exemplo mais a frentes, neste artigo. Para não perder o foco desta explicação vamos continuar a explicação.

O resultado dessa divisão ou seja desses segmentos devem ser analisados segundo o seu tamanho, potencial de crescimento e atractividade, em relação aos objectivos e recursos dos seus negócios.

Para finalizar, escolhemos um ou mais segmentos (target) que serão aposta da empresa, devendo ser realizados estudos, análises, planos e acções de marketing a serem desenvolvidas de forma a posicionar a empresa à frente dos seus concorrentes e junto do consumidor final.

Este é o foco de toda a segmentação. Apesar que as outras variáveis referidas anteriormente não podem ser ignoradas e tem de ser todas consideradas.

De forma a perceber melhor os critérios de segmentação de mercado vou explicar como pode proceder ou realizar eficazmente este procedimento na sua empresa.

Procedimento de segmentação:

Levantamento

Recolha o máximo de informação possível sobre grupos em foco. Utilize todas as ferramentas de web (Redes Sociais, motores de busca, inquéritos online, etc) hoje em dia a informações que as empresas necessitam estão a distância de um click. Já não tem desculpa para não saber qual o caminho a seguir. Aproveite para perceber o que a concorrência está a fazer e como pode perceber:

Atributos do produto e grau de importância junto do público-alvo

Hábitos de consumo e todas as informações que possam ser relevantes.

Analise

Após a recolha dos dados deve extrair a informação relevante para o seu negócio. Criando segmentos diferenciadores, homogéneos e heterogéneos

Desenvolver o perfil ou público-alvo

Em cada grupo ou target é detalhado as suas atitudes, comportamentos, factores demográficos, entre outros. Associando a cada segmento um nome significativo.

Exemplo demonstrativo:

Definição do perfil:

Nome: Tiago Silva
Cargo: CEO
Idade: 30
Tempo na função: 2 anos
Educação: Licenciatura em Gestão de Empresas
Segmento: B2B
Descrição das suas funções:
Responsável por todas as tarefas de gestão da empresa. Tem como objectivo claro desenvolver um website para a sua empresa. Avalia todos os investimentos e retorno da sua empresa.

Objectivos: Potenciar a visibilidade da sua empresa online. Assumir um posicionamento de referência nos motores de busca.

Problemas enfrentados: pouco dinheiro para investimento, falta de conhecimento sobre o funcionamento dos motores de busca e ferramentas de web.

Como a minha empresa pode ajudar?

Precisa de uma orientação clara sobre o funcionamento da web para definir de forma assertiva como pode investir na ferramenta certa para concretizar os seus objectivos online. A Livetech pode dar-lhe aconselhamento e desenvolver o website que o vai ajudar a posicionar o seu negócio online.

Utilize o exemplo dado por nós e adapte à sua empresa. Isto porque a melhor forma de segmentar um mercado é visualizar o mesmo mercado. As formas de segmentação vão depender sempre do tipo de produto ou serviço que tem para comercializar e das exigências do mercado. Existem varias formas de realizar a segmentação, sobretudo se a empresa combinar diferentes áreas de actuação.

Não se esqueça de adaptar a melhor para a sua empresa, tirando o máximo de proveito desta metodologia de marketing.

Ficou com alguma dúvida? Envie um email para blog@livetech.pt nós esclarecemos. Espero que este artigo lhe tenha sido útil.

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