Vamos falar sobre isso!

Web Marketing: Como criar um plano de Marketing para o LinkedIn
24.01.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeO Marketing é uma dos segredos de sucesso de qualquer empresa. Não importa o seu sector de actividade, a sua localização ou dimensão da sua empresa.
Todas elas precisam de uma estratégia de Marketing que potenciem o volume de vendas anual. O Marketing representa dinheiro. Quando existe um bom planeamento das acções que vão ser realizadas para atingir os objectivos das empresas os resultados ultrapassam por norma as expectativas de qualquer empresário.
O Plano de Marketing é um dos termos mais utilizados nos últimos três anos. Até parece um género de moda que se tem vindo a repetir cada vez com mais frequência mas não é!
Ainda hoje é o dia que grande parte das empresas não sabe o verdadeiro significado de um plano de Marketing e desconhece completamente os resultados finais de um bom planeamento ao longo dos anos.
Uma coisa é certa, uma empresa que não vende não cresce e se não cresce não sobrevive. O mercado está cada vez mais competitivo e em constante mudança. Seja rápido a planear e ainda mais rápido a operacionalizar.
As rede sociais influenciam as nossas vidas todos os dias e consequentemente a das empresas. A mudanças são enormes, vendemos produtos e serviços, atendemos clientes e fazemos campanhas de publicidade e até fazem parcerias que acrescentam valor aos seus negócios, tudo online.
A rede social mais relevante para as empresas b2b é o linkedin.
No artigo da semana passada apresentamos-lhe as vantagens da sua empresa ter uma presença activa nesta rede social. Hoje vamos explicar-lhe como pode criar um plano de Marketing para o LinkedIn. Queremos que a sua empresa tire o máximo de partido desta rede social, principalmente se trabalha no mercado b2b.
Antes de começar a desenvolver qualquer estratégia de marketing ou de utilizar o LinkedIn como ferramenta de marketing digital é fundamental que perceba para quem vai comunicar ou seja quem é o seu público alvo e definir objectivos smart (mensuráveis, atingíveis, específicos e realistas). Estes objectivos são essenciais para criar um plano de marketing claro daquilo que pretende alcançar a longo ou curto prazo.
Vamos ajudá-lo a entender essas etapas do plano de marketing. Vamos a isso?
Para identificar o seu público-alvo pense:
- Indústria
- Profissional
- Função Organizacional
- Dimensão da empresa
- Localização
Pode sempre ler o nosso artigo sobre: como criar uma persona para a sua empresa para saber um pouco mais sobre este assunto.
Para definir objectivos pense:
- O que pretendo alcançar?
- Qual o período de tempo?
- como medir?
Exemplo:
Objectivo: Aumentar a minha comunidade
Específico: mais 10 %
Em: 6 meses
Como medir: acompanhar as estatísticas disponíveis no LinkedIn todos os meses.
O que medir? Aumento de nº de seguidores
Este é apenas um exemplo, pode também ter como objectivos aumentar a interacção social, gerar mais leads ou aumentar as visitas ao meu website.
Agora que já definiu os objectivos e para quem vai comunicar está na altura de definir uma estratégia de conteúdo e criar o seu calendário editorial.
Para desenvolver uma estratégia de conteúdos diversificada pense:
Que tipo de conteúdo vou criar? - (Imagem, vídeo, artigos blog, ebooks)
Qual o valor que acrescenta ao meu público alvo? - (ajuda-o a conhecer melhor uma solução que vai ajudar a potenciar o seu negócio online)
Com que frequência vou dar-lhe essa informação? - (uma vez por semana, uma vez por mês)
Não se esqueça que em qualquer estratégias de conteúdo menos é mais! Não perca tempo a criar conteúdo todas as semanas só para conquistar espaço nos motores de busca. Crie conteúdo diversificado que geram resultados e ajudem a construir uma relação com a sua comunidade. O conteúdo tem de ser relevante, gerar interacção social, mais visitas ao website, mais leads.
Como em qualquer outra rede social crie um calendário editorial. Este é fundamental para construir relações saudáveis.
Defina o que vai publicar em cada dia e quais são os dias que no calendário são relevantes para o seu negócio e público alvo, como por exemplo: Natal, Páscoa, entre outros.
E para concluir, não se esqueça de analisar e acompanhar os resultados. Seja activo mas não seja chato. Sem uma estratégia de marketing eficaz os seus potenciais clientes nunca ficaram a perceber o potencial dos seus produtos ou serviços. Caso precise de ajuda para definir o seu plano de marketing digital envie um email para geral@livetech.pt