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A importância de integrar o Google Analytics no seu website

03.02.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados qualitativos e quantitativos que ajudam as empresas / marcas a perceber e analisar o comportamento do seu público-alvo e acima de tudo ajuda-o a melhorar a experiência dos utilizadores (clientes e potenciais clientes).

Além isso, o analytics é uma óptima ferramenta para perceber se os objectivos do Marketing estão a ter os resultados pretendidos, que seja no online ou offline.

Existem vários motivos para analisar o tráfego do seu website ou loja online, hoje vamos falar de alguns deles:

  1. O analytics permite saber se o seu site está a atrair novos visitantes e se o seu investimento feito em tempo e em dinheiro não está a ser desperdiçado.

  2. Outro dos motivos é o facto do marketeer ou responsável pela gestão da marca pretende saber, como por exemplo: de onde vieram as visitas. Se o clique veio de um banner, ou do email marketing, entre outros.

  3. Ajuda na recolha de dados concretos, como por exemplo, sexo, idade, geografia.

Existem muitos outros motivos para realizar esta integração, demos destaque apenas aqueles que nos parecem mais relevantes e menos complexos. Antes de realizar esta integração no seu website ou e-commerce e tentar perceber as tendências do comportamento dos seus utilizados defina os objectivos principais do seu negócio e a forma como espera analisar os resultados do que está definido no seu plano de marketing e de negócios.

De forma a perceber melhor o que queremos dizer, vou deixar-lhe alguns exemplos dos 5 objectivos mais comuns do mundo online:

  1. E-commerce ou wesite em que o objectivo é vender produtos ou serviços.

  2. Website em que objectivo é gerar leads, em que consiste recolher informação do utilizador para que a equipa de vendas faça o contacto fora do online - servindo de suporte muitas das vezes as equipas de comerciais.

  3. Para os criadores de estratégias de conteúdo, como por exemplo bloguers, o objectivo é incentivar a interacção e as visitas frequentes.

  4. Num site informativo o objectivo é ajudar os utilizadores a encontrar a informação de que necessita no momento certo.

  5. Num site branding, o objectivo é dar notoriedade à marca, promovendo a interacção ou fidelização.

  6. Existem acções chaves para qualquer website / e-commerce (loja online) devem estar sempre associadas aos objectivos do negócio.

Estas análises permitem identificar novas oportunidades de negócio e identificar novos mercados com potencial para vender os seus produtos / serviços.

Implementar o Google Analytics no seu website ou loja online é uma coisa muito simples. Aceda a este link: www.google.com/analytics/.

Crie a sua conta e adicione o código ao seu website.

Num próximo artigo vamos falar das métricas que são úteis nesta análise e que lhe permitem controlar os resultados que pretende atingir com a sua estratégia de marketing.

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