Vamos falar sobre isso!
A importância de integrar o Google Analytics no seu website
03.02.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeO Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados qualitativos e quantitativos que ajudam as empresas / marcas a perceber e analisar o comportamento do seu público-alvo e acima de tudo ajuda-o a melhorar a experiência dos utilizadores (clientes e potenciais clientes).
Além isso, o analytics é uma óptima ferramenta para perceber se os objectivos do Marketing estão a ter os resultados pretendidos, que seja no online ou offline.
Existem vários motivos para analisar o tráfego do seu website ou loja online, hoje vamos falar de alguns deles:
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O analytics permite saber se o seu site está a atrair novos visitantes e se o seu investimento feito em tempo e em dinheiro não está a ser desperdiçado.
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Outro dos motivos é o facto do marketeer ou responsável pela gestão da marca pretende saber, como por exemplo: de onde vieram as visitas. Se o clique veio de um banner, ou do email marketing, entre outros.
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Ajuda na recolha de dados concretos, como por exemplo, sexo, idade, geografia.
Existem muitos outros motivos para realizar esta integração, demos destaque apenas aqueles que nos parecem mais relevantes e menos complexos. Antes de realizar esta integração no seu website ou e-commerce e tentar perceber as tendências do comportamento dos seus utilizados defina os objectivos principais do seu negócio e a forma como espera analisar os resultados do que está definido no seu plano de marketing e de negócios.
De forma a perceber melhor o que queremos dizer, vou deixar-lhe alguns exemplos dos 5 objectivos mais comuns do mundo online:
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E-commerce ou wesite em que o objectivo é vender produtos ou serviços.
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Website em que objectivo é gerar leads, em que consiste recolher informação do utilizador para que a equipa de vendas faça o contacto fora do online - servindo de suporte muitas das vezes as equipas de comerciais.
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Para os criadores de estratégias de conteúdo, como por exemplo bloguers, o objectivo é incentivar a interacção e as visitas frequentes.
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Num site informativo o objectivo é ajudar os utilizadores a encontrar a informação de que necessita no momento certo.
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Num site branding, o objectivo é dar notoriedade à marca, promovendo a interacção ou fidelização.
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Existem acções chaves para qualquer website / e-commerce (loja online) devem estar sempre associadas aos objectivos do negócio.
Estas análises permitem identificar novas oportunidades de negócio e identificar novos mercados com potencial para vender os seus produtos / serviços.
Implementar o Google Analytics no seu website ou loja online é uma coisa muito simples. Aceda a este link: www.google.com/analytics/.
Crie a sua conta e adicione o código ao seu website.
Num próximo artigo vamos falar das métricas que são úteis nesta análise e que lhe permitem controlar os resultados que pretende atingir com a sua estratégia de marketing.