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Web Marketing: Guia para criar o seu negócio online passo a passo - parte1

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Antes de iniciar o desenvolvimento do seu projecto de e-commerce (Loja Online) ou Website existem alguns passos essenciais que a sua empresa precisa de ter em consideração para conseguir alcançar bons resultados e fazer um investimento mais assertivo nos negócios online.

E foi a pensar nisso que decidimos elaborar este checklist de alguns dos pontos que consideramos essenciais para que comece a desenvolver o seu negócio online focado no seu segmento de mercado e público-alvo.

Nesta checklist não vamos contemplar as acções de marketing digital a serem desenvolvidas visto que essas são planeadas antecipadamente pelos responsáveis de marketing muito antes de se começar a desenvolver ou criar uma loja online ou website.

Vamos também dividir o checklist em vários artigos para que seja mais fácil entender todos os passos deste guia de uma forma mais simples.

Este guia foi elaborado tento em consideração que a sua empresa:

  • Desenvolveu um plano de negócios e verificou a viabilidade da loja online ou website;
  • Seleccionou os produtos ou serviços que pretende colocar online;
  • Tem uma equipa e uma estrutura definida.

Para começar, nesta primeira parte, vamos falar dos elementos ou factores que estão directamente relacionados com a sua Marca:

Nome da loja ou Marca

Caso já tenha o nome da empresa ou marca definida e registada passe para o próximo passo.

Então, como posso encontrar um nome?  O nome é sempre um problema para quem começa um negócio.

O processo criativo é exigente e pode demorar algumas semanas. Não vale a pena escolher um nome à pressão. Com a quantidade de empresas que existem hoje em dia, ser criativo para o nome do seu negócio ou marca às vezes pode parecer uma missão impossível.

Mas, existem algumas técnicas que o podem ajudar.

Comece pelo BrainStorming, e anote numa folha as ideias espontâneas que lhe surge. Pense no seu modelo de negócio, os seus produtos ou serviços e depois tente relacionar com objectos, músicas, passatempos, até em experiências e memórias.

Crie palavras composta, combine os substantivos, a pode mesmo brincar com os sons. Procure um ritmo e brinque com os sons das palavras. Diga-o em voz alta e escute. Muitas ideias podem surgir.

Seja paciente. Como referimos, o nome de uma empresa não surge muito facilmente. É preciso alguma criatividade e reflectir bastante antes de tomar uma decisão por impulso.

Após a selecção do nome também é importante verificar:

  • Se já existe essa marca ou empresa registada ou não;
  • Se os domínios estão disponíveis e url das redes sociais também estão disponíveis;
  • E por último registe a sua marca no instituto nacional da propriedade industrial.

Domínio da Loja Online

O domínio deve ser fácil de memorizar e curto. Além disso também deve ter em consideração os mercados onde a empresa pretende actuar e o público-alvo. Como por exemplo: 

Se pretende operar apenas em território nacional, então o seu domínio deve ser .pt mas caso queira deixar em aberto a possibilidade de internacionalização deve registar o .com. No entanto é válido utilizar .com em mercado nacional.

O domínio do registo é bastante importante. A escolha de um servidor para alojar a sua loja online ou website nem sempre é tarefa fácil. Existem muitas empresas que disponibilizam esses serviços e com diferentes vantagens. Portanto, antes de o fazer deve ter em consideração:

  • Alojamento Linux ou Windows (o que depende de como será desenvolvido a sua Loja Online ou Website. Por regra é Linux);
  • A capacidade do alojamento e a rapidez do mesmo;
  • Sistema de Backups;
  • Assistência técnica.

Nota: Quando já existe um parceiros de negócio para desenvolver a plataforma online, por normal eles tem algumas vantagens extra e além disso podem aconselhar a sua empresa na tomada de decisão.

Logótipo

O logótipo deve ser elaborado com base nos valores, visão e missão da empresa.  Quando solicita o desenvolvimento de um logótipo a um profissional de design não se esqueça de lhe fornecer esses dados e acrescentar os mercados de actuação da empresa e o público-alvo do seu negócio. Estas duas informações são essenciais para o sucesso do seu logotipo.

É essencial que um logótipo esteja adaptado às diferentes utilizações, sejam elas em papel ou digital. Existe regras na utilização do logótipo no que respeita as dimensões e cores. Por exemplo, deverá ter definido quais as cores a utilizar no logótipo e o que acontece ao logótipo quando o fundo é preto. Ou quando o espaço para a utilização do logótipo é muito pequena, como deverá ficar o logótipo. Chama-se a este documento o Manual de Normal. Deverá ter sempre consigo o Manual de Normas do seu logótipo e respeitar sempre as regras na utilização do logótipo.

Caso, já tenha um logótipo desenvolvido consulte dois artigos que consideramos importantes nesta fase que está a repensar no marketing e na comunicação da sua empresa. Eles são:

Identidade Visual e Cores

A identidade visual é a cara da marca. Podemos dizer que é composta por um conjunto de símbolos visuais que se complementam na comunicação global da empresa.

Quando o seu público-alvo está em contacto com os diferentes meios de comunicação da marca, reconhece facilmente a sua marca.

As empresas comunicam com os seus públicos através de cartões de visita, capas, papel de carta, envelopes, embalagem, etc. Todos esses elementos devem ter uma identidade visual própria que seja fácil de identificar.

As cores são um elemento muito importante na construção dessa percepção e podem ter uma influência directa nas vendas. Caso, ainda não tenha uma identidade visual ou um manual de normas definida fale com um profissional de design.

Para esta primeira parte é tudo. No próximo artigo daremos continuidade a este checklist de forma a não deixar passar nenhum detalhe no seu projecto online. Vamos falar-lhe de plataforma web e quais os pontos em ter em consideração antes de reunir com uma agência de web para desenvolver o seu projecto.

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