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Facebook: Como tornar as publicações da sua página mais eficazes

25.10.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O Facebook é a rede social mais utilizada em todo o mundo. É inquestionável a presença das marcas nesta rede social.

Recentemente, o Facebook revelou que em média existem 1.65 biliões de utilizadores activos na rede todos os dias. Vai continuar a  ignorar estes dados? Nós não conseguimos ignorar tanto potencial.

Como temos noção da importância que esta rede tem para as empresas decidimos esta semana dar-lhe algumas dicas para conseguir alcançar melhores resultados numa rede social cada vez mais exigente.

O alcance orgânico, ou seja, sem qualquer investimento em publicidade tem diminuído. E atingir visibilidade na rede sem qualquer investimento é um grande desafio para as empresas que realizam a gestão da sua marca online.

Se as publicações da página da sua empresa no Facebook não gera interacção com a sua comunidade está na altura de repensar na sua estratégia de marketing.

A interacção nas publicações é das métricas mais valorizadas pelo algoritmo da rede social. Algoritmo este, que tem vindo a sofrer várias alterações por parte do Facebook ao longo dos últimos.

Afinal o que faz esse algoritmo? Basicamente faz uma filtragem da informação que irá surgir no feed de notícias de cada utilizador, tendo por base os interesses do próprio utilizador.

Um dos factores mais valorizados é a interacção que o utilizador tem com as publicações que estão envolvidos na sua rede, seja a publicação de um amigo ou de uma página.

Quanto maior a interacção, maior é a visibilidade. O Facebook no início deste ano, deixou um aviso bem claro às marcas: publiquem com qualidade, caso contrário vão perder relevância na nossa rede.

Já todos sabemos que o Facebook valoriza a experiência que fornece aos seus utilizadores. Este algoritmo tem como objectivo garantir essa qualidade. Caso a sua empresa esteja a criar conteúdo que não gera interacção, será melhor parar. Pense e volte a elaborar uma nova estratégia de conteúdo. Esta rede tem demasiado potencial para continuar a desperdiçar.

Hoje, vamos falar consigo de alguns princípios básicos para a criação de publicações com mais eficácia no Facebook e dar-lhe algumas dicas de como poderá alcançar mais visibilidade e notoriedade para a sua marca nesta rede social.

Em primeiro lugar, quando está a criar uma publicação ou várias para a sua página do Facebook, deve pensar na relevância que esse conteúdo terá junto do seu público-alvo (comunidade).

O conteúdo é o impulsionador do envolvimento na rede social, ou seja, podemos considerá-lo como a base de um relacionamento que existe entre a marca e o seu público.

Por isso, aconselhamos, tal como o Facebook o diz, que seja consistente na percepção da sua marca criada ao longo do tempo junto do seu público. As publicações devem ter uma identidade própria.

Em segundo lugar, não se pode esquecer que as publicações terão de ser adaptadas aos dispositivos móveis, visto que grande parte do consumo da rede social é mobile.

Garanta que as suas publicações são visíveis facilmente em qualquer dispositivo.  As imagens e os textos não devem aparecer cortadas nos ecrãs mais pequenos. Sempre que coloca um link para o seu website ou loja online não se esqueça de o encurtar (short link), existem várias ferramentas online que o permitem fazer em segundos.

Por último, seja criativo e pense no seu público-alvo e naquilo que ele procura no Facebook. Evite publicações que pareçam anúncios e conte histórias. As publicações têm mais sucesso quando estabelecem uma ligação real e genuína  com o público-alvo. É importante que a sua empresa mantenha a simplicidade na forma como comunica dentro da rede.

As dicas que lhes vamos dar ajudam alcançar melhores resultados mas não se esqueça que saber para quem estamos a comunicar é o início deste processo. Realize também uma análise à sua concorrência e perceba a forma como eles comunicam e envolvem os seus potenciais clientes.

Vamos começar?

Utilize imagens grandes e apelativas

Este tipo de conteúdo destacam-se no feed notícias. As fotos e os vídeos atraentes aumentam a possibilidade das pessoas gostarem, comentarem e partilharem.

Não precisa de um fotógrafo profissional para criar conteúdo apelativo. Basta apresentares o teu produto ou serviço da melhor forma possível.

Partilhe conteúdo exclusivo com a sua comunidade

Disponibilize ofertas especiais à sua comunidade para mantê-los interessados e potenciar as vendas. Informe a sua comunidade de eventos ou ofertas especiais que os recompensem.

Responda aos clientes e utilize um calendário

As publicações são mais eficazes quando as pessoas que tenham interesse na sua marca ou produto conseguem visualizar as publicações.

Se dentro da sua comunidade, tem clientes que vivem em locais ou países diferentes, deverá criar publicações específicas para esses públicos.

Crie uma ligação directa para o website da sua empresa

Adicione uma ligação às publicações para o seu site e uma área clicável que facilite o acesso aos seus produtos ou serviços.

Tem a possibilidade de personalizar o título e descrição para dar aos seus clientes mais motivos para clicarem.

Publique mais conteúdos que os clientes querem ver. Crie conexões, é importante construir relações autênticas. Procure compreender e envolver o seu público-alvo com a sua marca.

As publicações são mais interessantes quando são vistas pelas pessoas certas.

Coloque os seus clientes em primeiro lugar. Conte histórias e factos, as narrativas sempre foram eficazes.

Quando compreender como os seus clientes estão a responder às suas publicações, poderá melhorar e publicar conteúdo que lhes agrada ainda mais.

Publicar na página do facebook baseia-se em qualidade e não em quantidade. Já o tínhamos referido num outro artigo anteriormente. Evite fazer publicações que não tem interesse para o seu público. Caso tenha ficado com  alguma dúvida, envie um email para blog@livetech.pt

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