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Marketing: O que preciso de saber antes de criar um anúncio no Facebook?

21.03.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O Facebook é uma Rede Social que dispensa apresentações. Este artigo pretende explicar-lhe o que necessita de saber antes de realizar qualquer investimento publicitário nesta Rede Social de uma forma muito simples e prática.

Elementos necessários para começar a criar anúncios no Facebook:

1 - Definir um objectivo comercial ou seja o motivo pelo qual necessita fazer anúncios

Antes de seleccionar objectivo do anúncio certo, responda à seguinte pergunta: “O que pretendo alcançar com este anúncio? “

  • Aumentar a divulgação da minha empresa/ marca - encontrar novos clientes ou divulgar junto das pessoas o que a sua empresa faz ou tem para oferecer ao mercado.
  • Estimular a procura - estimular a curiosidade levando as pessoas a explorar os seus produtos ou serviços online ou presencialmente
  • Gerar mais leads - maior probabilidade de se tornar um cliente
  • Fidelizar clientes -  construir relações com os seus clientes
  • Aumentar as vendas -  mostra os seus produtos a pessoas que possam ter interesse em comprar
  • Estabelecer a minha loja online - coloca o seu negócio onde as pessoas se reúnem: Facebook e Instagram

Existem vários tipos de negócio a anunciar no Facebook. É considerada uma solução de baixo custo que ajuda as empresas a captar atenção, a fornecer informações e aumentar a rentabilidade dos seus negócios. Qualquer um dos objectivos de marketing mencionados anteriormente podem ser utilizados em diferentes campanhas e em diferentes fases de crescimento do seu negócio. Seleccione a melhor solução no momento que for anunciar no Facebook.

2 - Compreender e entender o público-alvo que pretende alcançar

O Facebook possui várias informações sobre as pessoas que utilizam a Rede Social, como por exemplo: idade, localização, data de nascimento, comportamentos e interesses. Na criação dos seus anúncios, seleccione apenas os dados que representam o seu público-alvo.

O Facebook permite seleccionar ainda três tipos diferentes de públicos, eles são:

  • Públicos Principais:  permite escolher as pessoas que pretende alcançar, onde pode seleccionar o público manualmente com base nas características da idade, localização, etc.
  • Públicos Personalizados:   permite entrar em contacto com as pessoas que já conhece. Existem três formas diferentes para o fazer, elas são:
    • Clientes e potenciais clientes - carregue a sua lista de contactos no Facebook para se ligar a clientes fiéis.
    • Visitas ao website ou loja online - pessoas que já visitaram o seu website ou loja online demonstrando interesse pela sua marca
    • Utilizadores de App- caso a sua empresa tenha uma aplicação mobile pode criar um público personalizado para alcançar diferentes objectivos de marketing
  • Públicos Semelhantes: permite utilizar as informações dos seus clientes para encontrar pessoas com interesses semelhantes no Facebook. É uma ferramenta poderosa que utiliza as estatísticas que obteve do Marketing do Facebook e que aumenta a probabilidade de alcançar pessoas que tem interesse no seu negócio

Qualquer tipo de negócio pode utilizar estas opções disponíveis pelo Facebook para aumentar a rentabilidade do mesmo. Em cada campanha de publicidade que realize deve definir o objectivo de Marketing e o público-alvo mais adequado. Por exemplo, caso esteja a pensar fazer uma campanha em que o objectivo é fidelizar clientes, os públicos personalizados são os mais adequados para alcançar o seus objectivos de Marketing.

Além disso, as estatísticas disponíveis do Facebook vão ajudar a conhecer melhor o seu público-alvo. À medida que vai realizando diferentes anúncios, com diferentes objectivos vai conseguir perceber a sua rentabilidade e optimizar as campanhas seguintes.

3 - Decidir onde pretende publicar o seu anúncio

Um anúncio para todas as situações. Com apenas uns cliques pode colocar os seus anúncios no Facebook, no Instagram e na Audience Network num telemóvel e num computador.

O formato de anúncios suportados para esses locais são: vídeo, foto e carrossel.

É importante que decida onde irá anunciar antes de começar a criar os seus anúncios no gestor anúncios ou power editor (ferramentas disponibilizadas pelo Facebook para a criação de anúncios).

O criativo que irá desenvolver o Copy desta campanhas deve solicitar estas informações no briefing inicial. Cada uma das opções de formatos de anúncios existem regras definidas pelo Facebook, vamos dar-lhe um exemplo, as imagens para o Facebook não devem ter mais de 20% de texto. Consulte aqui as recomendações. Assim que decidir onde irá publicar o anúncio, perceba quais os formatos que utiliza e as suas respectivas regras para que não tenha um anúncio bloqueado ou pague mais para alcançar um determinado público-alvo.

4 - Seleccione um formato de anúncio (Fotos e vídeos que serão incluídos no anúncio)

Antes de criar qualquer tipo de conteúdo visual é essencial que seleccione o formato de anúncio que vai utilizar para criar uma determinada campanha. A sua empresa pode optar por utilizar uma imagem única ou múltiplas imagens ou vídeo. O Facebook não limita a criatividade da sua equipa de Marketing.

Os diferentes formatos de anúncios disponíveis são:

  • Foto: pode utilizar uma foto ou várias fotos para transmitir uma mensagem. Crie um público personalizado com base nas interacções actuais e em seguida promova a publicação.
  • Carrossel: utiliza imagens ou vídeos num único anúncio. Neste formato de anúncio pode experimentar estratégias criativas e diferentes, como narrativas ou sequências para perceber o que resulta melhor no seu tipo de negócio e se o seu público-alvo visualiza e interage. Pode utilizar imagens de produtos para definir como público-alvo os clientes actuais ou potenciais clientes e utilizar imagens do estilo de vida para definir novos clientes como público-alvo.
  • Vídeo: conta uma história, recorrendo a imagem, som e movimento. Dá a conhecer a sua marca, promove o vídeo que mostra imagens dos bastidores, lançamentos de produtos ou opiniões de cliente.
  • Apresentação: crie anúncios de vídeo simplificados para atrair potenciais clientes. Este é outro formato de vídeo que pode utilizar para contar histórias e potenciar a sua marca.
  • Canvas:  este formato de anúncio fornece uma experiência mobile envolvente com o seu público-alvo, onde mais uma vez pode e deve contar as suas histórias e promover os seus produtos.
  • Nota: cada um destes formatos de anúncios tem especificações ou seja regras definidas pelo o Facebook. Depois de seleccionar o formato de anúncio não se esqueça de verificar quais as dimensões das imagens permitidas entre outras especificações.

Alguns destes formatos de anúncios também são utilizados no Instagram, como por exemplo o carrossel, o vídeo e imagem. Num artigo futuro, iremos falar sobre os anúncios de publicidade no instagram.

5 - Um orçamento diário ou  para o tempo que o anúncio vai decorrer

A utilização do Facebook é gratuita, tanto para as pessoas, como para as marcas e empresas. No entanto, ao longo das suas actualizações, o Facebook limitou o impacto junto de um determinado público-alvo caso não exista qualquer investimento publicitário por parte das empresas. Isto na prática, quer dizer que, uma publicação realizada no Feed Notícias de uma página do Facebook apenas chegará a uma percentagem de 4% a 15% da comunidade de fãs daquela página, ou seja, se essa página tem 1000 fãs, na maior parte das vezes apenas cerca de 100 pessoas vão visualizar as publicações. Para chegar ao restante, a sua empresa precisa de investir em publicidade.

Definir um orçamento diário e por campanhas de anúncios é essencial para garantir a competitividade da sua empresa nesta rede social.

6 - Medir e optimizar um anúncio (Campanhas de publicidade)

Assim que realizar o seu primeiro anúncio e esteja a decorrer por um determinado período de tempo, pode e deve acompanhar o seu desempenho ao longo do tempo. Caso seja necessário optimizar o anúncio para atingir melhores resultados, também o consegue editar mesmo que esteja a decorrer no Gestor de Anúncios, no Power editor ou no Gestor de Negócios.

Estas são as ferramentas que o Facebook coloca à disposição de qualquer empresa para editar, acompanhar e optimizar o seu negócio online ao longo do tempo.

Na próxima semana, vamos falar sobre o Gestor de Anúncios do Facebook.

Gostava de ver as suas dúvidas esclarecidas? Envie um email para: blog@livetech.pt. Veja as suas dúvidas esclarecidas.

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