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E-Commerce: B2B e B2C não são iguais. Descubra as diferenças!

13.06.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

O comércio electrónico tem tido um forte crescimento e em Portugal não é excepção. As empresas apostam cada vez mais em plataformas de e-commerce para manter a sua posição num mercado cada vez mais competitivo.

Não importa a dimensão da empresa, nem o segmento de mercado em que actuam. Ignorar este crescimento pode colocar em risco a sobrevivência de qualquer organização.

Com a evolução do e-commerce os termos B2B e B2C tem sido misturados ao longo do tempo. Neste artigo vamos explicar-lhe as diferenças entre os diferentes tipos de plataforma online de comércio electrónico.

Antes disso, é importante que compreenda que a definição do modelo de negócio e de todas as estratégias e apostas de marketing de uma empresa são definidas para o seu público-alvo, ou seja, o que define a sua tipologia é a sua actividade e não o produto ou serviço que comercializa.

As empresas podem exercer as suas actividade em mercados B2B, B2C ou mistos. Isto, quer dizer que existem empresas que vendem os seus produtos para outras empresas, tal como revendedores, é o chamado Business to Business, ou então B2B. Outras empresas vendem os seus produtos directamente ao consumidor final, chamado Business to Consumer, ou então B2C. Também pode ocorrer a venda venda de produtos para ambos os mercados, outras empresas e o consumidor final.

Existem dois tipos canais de distribuição de produtos de bens de consumo, uns são directos outros indirectos.

Os canais directos são aqueles em que as empresas vendem os seus produtos directamente para o consumidor final, sem ajuda de qualquer outro intermediário.

Os canais indirectos são aqueles em que as empresas utilizam outros agentes, empresas, intermediário para ajudar com que os seus produtos cheguem ao consumidor final. Os agentes intervenientes podem ser um grossistas, retalhista ou até mesmo um lojista. Com a evolução do comércio electrónico os produtores têm vindo a diminuir a força destes canais ao longo do tempo.

Muitas das vezes as empresas utilizam os dois tipos de canais para escoar os seus produtos e trabalhar com economias de escala. Hoje em dia distinguir a diferença nem sempre é fácil.

Na internet a única coisa que muda é o ambiente e as políticas comerciais onde as empresas estão a comercializar os seus produtos e por isso é que ao longo do tempo estes termos têm se vindo a misturar. Os vários agentes envolvidos nos canais de distribuição ganharam outra visibilidade.

Agora que compreendeu as diferenças, vamos explicar-lhe quais as diferenças das lojas online B2B e B2C.

Loja online B2C, venda de produtos directamente ao consumidor final, a natureza da operação comercial (consumo, venda) e os agentes podem ser diferentes (produtor, distribuidor).

Um exemplo de uma loja online B2C é a Loja Online da Vannel. O foco da sua actividade online é a venda de produtos para o consumidor final

Loja online B2B, venda de produtos para outras empresas, a natureza desta operação tende a ser apenas de consumo.

Um exemplo de uma loja online B2B é por exemplo um dos nossos clientes Sanegi. O foco da sua actividade online é a venda de produtos para empresas.

Loja online B2B e B2C, empresas que comercializam os seus produtos para o consumidor final e para empresas, o foco da sua actividade online continua a ser o consumidor final mas a loja online permite através de uma área reservada específica, outras empresas comprem os seus produtos.

A maior confusão que pode surgir neste ambiente digital é facilmente encontrar diferentes agentes e modelos de negócio completamente distintos a comercializar os seus produtos online. A grande diferença está na actividade que a empresa exerce e qual delas transita para o ambiente digital ou não. Caso, tenha ficado com alguma dúvida sobre este tema envie um email para blog@livetech.pt

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