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Como criar conteúdo com qualidade para uma Loja Online

05.01.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Nas lojas online ou e-commerce consideramos conteúdo, toda a informação que são visualizadas pelo utilizador.

Nas lojas online ou e-commerce consideramos conteúdo, toda a informação que são visualizadas pelo utilizador, tal como, textos, imagens, vídeos, descrição de produtos, regulamentos, banner, etc. Quando pensamos em desenvolver esse conteúdo temos de ter em consideração que qualquer um deles tem características específicas que não podem ser ignorados.

Todo o conteúdo tem um determinado formato, tamanho, extensão, regras e até leis e direitos de Imagem. O profissional responsável por realizar esta tarefa não se pode esquecer destas especificações, pois este tem a responsabilidade de organizar e monitorizar todas as informações que estarão disponíveis para o consumidor final.

Normalmente uma das perguntas que nos colocam com mais frequência por clientes é:

Que tipo de conteúdo posso produzir para a minha loja online?

O conteúdo é variável, conforme as necessidades de cada negócio. O mais frequente a ser desenvolvido é:

  • Produção de fotos ou imagem
  • Produção de vídeos
  • A descrição de produtos
  • Texto informativo sobre a Empresa

Este conteúdo é o mais usual pelas empresas em diferentes canais de comunicação. Quer um conselho?

Antes de criar qualquer tipo de conteúdo defina o seu público-alvo de forma adaptar a informação às necessidades dos seus clientes.

Não mostre apenas os seus produtos/serviços - desenvolva conteúdo que os seus clientes querem ler- criando uma conexão entre a sua marca e o seu público-alvo.

Educar e informar os seus clientes acaba por estabelecer uma maior reputação e fidelização da sua comunidade online, os seus clientes.

Quais os pontos que devo ter em consideração antes de produzir conteúdo?

Imagens

Os tamanhos das imagens são vitais no seu posicionamento. Nesse sentido as imagens devem ser convertidas para formatos online. Os diferentes canais utilizados pela sua empresa para comunicar online tem regras próprias, em que muitas vezes os formatos das imagens tem tamanhos mais leves, para potencializar ao máximo o carregamento da sua loja online ou utilização nas redes sociais.

Além disso é muito importante ter essas imagens adaptadas a diferentes dispositivos, como por exemplo, tablet e smartphone.

As imagens devem ser comprimidas para formato web como as extensões mais tradicionais: JPG, PNG, GIF.

Não utilize imagens de terceiros sem verificar se é necessário alguma autorização para as utilizar; ou caso pretenda utilizar as mesmas, peça autorização devidamente.

Uma das recomendações que fazemos aos nossos clientes é a utilização de banco de imagens, evitando qualquer violação de direito de autores.

Fotos

As fotos com mais qualidade apresentam melhor o produto. Esta é a principal referência que o seu cliente tem dentro da sua loja online.

Recomendamos que desenvolva um trabalho de qualidade com um profissional. Hoje em dia, já existe preços mais competitivos para a realização deste trabalho.

Não necessita de fotografar todos os produtos de uma vez, numa fase inicial basta os seus produtos permanentes, mais tarde pode fazer o mesmo com toda a gama de produtos existentes no seu negócio.

Vídeos

O uso de vídeo está aumentar nos diferentes canais de comunicação. Criar uma experiência na hora de apresentar o produto é um grande diferencial competitivo face aos seus concorrentes.

Pode aproveitar para contar uma história, através de personagens ou pessoas que demonstre o uso do produto, em que permite ao cliente visualizar em informação num curto espaço de tempo.

Existem varias ferramentas online que permitem desenvolver vídeos em que não é necessário contratar um profissional. Caso não se sinta qualificado para desenvolver este trabalho contacte um profissional ou agência que desenvolva este tipo de conteúdo.

A descrição do produto

Tenha algum cuidado ao copiar as descrições de outros produtos online dos seus concorrentes por exemplo.

Na sua loja o cliente não consegue sentir o produto, tocar ou distinguir a qualidade do material e outras características do produto. Nesse sentido é importante detalhar todas as características dos seus produtos de forma a garantir a qualidade dos seus produtos e marca. A descrição detalhada, com o máximo de informação sobre o produto é bastante importante, evita que o cliente tenha quaisquer dúvidas e não tenha medo de efectuar uma compra na sua loja online.

Para finalizar este artigo aconselho a que depois da estratégia definida e o conteúdo criado consulte a opinião de outras pessoas sobre a informação criada. A revisão ajuda a melhorar os conteúdos e evita o erro na comunicação.

Gostava de ver as suas dúvidas esclarecidas? Envie um email para: blog@livetech.pt.  Veja a sua questão esclarecida nos próximos dias.

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