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Web Marketing: Guia para criar o seu negócio online passo a passo - parte3

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Este artigo faz parte de uma série de artigos: Guia para criar o seu negócio online passo a passo. Se ainda não teve oportunidade de ler os artigos anteriores aconselho que leia o primeiro artigo(Aqui).

A escolha da plataforma de e-commerce é essencial e muito importante para quem quer criar uma loja online para vender os seus produtos na internet. Nos dia de hoje, encontramos milhares informações sobre este assunto, em diferentes formatos (vídeos, textos) e canais (blog, redes sociais) à distância de um clique.

Este comportamento é natural. Já faz parte das nossas rotinas diárias, sempre que precisamos de aprender ou procurar alguma coisa, vamos para a internet e começamos a pesquisar nos motores de busca. Este foi o seu caminho hoje. Não está a ler este artigo por acaso. Nós sabemos que procura uma resposta e informações que o ajude a tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Vamos explicar-lhe o que é uma plataforma, talvez até já tem conhecimentos sobre o assunto, mas vamos garantir que não fica com dúvidas. Uma plataforma de e-commerce do ponto de vista técnico é um sistema web que realiza a gestão das operações do negócio e permite ao consumidor final visualizar a sua loja online na internet. Ela é composta por código e pelo design que lhe dá o aspecto final. Além disso tem uma base de dados, que é responsável por armazenar todos os dados que são relevantes para cada negócio.

Existe uma forma mais simples para entender o que é uma plataforma de e-commerce? Claro, que sim. Uma delas é pensar nas funcionalidades da Loja Online, ou seja, quais os requisitos da plataforma para que eu possa vender online e gerir todo o meu negócio.

A plataforma deve permitir inserir os produtos, incluir preços e promoções, gerir stocks, etc. Imagine um software onde irá operacionalizar todas as vendas da sua empresa na internet. Existe plataformas Online e também existe plataformas criadas à medida para si, desenvolvidas e personalizadas a pensar no seu negócio.

Neste artigo vamos explicar todos os passos que deve ter em mente quando está a pensar escolher ou desenvolver uma plataforma de e-commerce para vender online.

Funcionalidades da loja online

Prepare uma lista das funcionalidades que a sua Loja Online deve ter. Conhece melhor que ninguém as necessidades do seu negócio.

Como já referimos no primeiro artigo este checklist não vai contemplar as acções de marketing.  Entender o seu modelo de negócio e adaptá-lo ao online é fundamental. As funcionalidades da plataforma devem estar de acordo com as estratégias de marketing já definidas previamente.

De forma, a simplificar e para que perceba vamos dar três exemplos de funcionalidades: partilha nas redes sociais, formas de pagamento e bilíngue.

Funcionalidades do backoffice

Solicite um teste ao parceiro que vai desenvolver a sua Loja Online para conseguir avaliar o painel de backoffice da sua loja online. É importante conseguir perceber a facilidade de operacionalização das pequenas tarefas do dia a dia, como por exemplo a inserção de conteúdos ou a gestão de encomendas.

Caso, queira saber mais sobre este assunto consulte o nosso artigo: CMS- A importância de um bom gestor de conteúdos.

O SEO

Tente perceber se a plataforma tem elementos que facilitam a optimização nos motores de busca.

Por sabermos da importância do Seo escrevemos um artigo sobre  isso  (Aqui). Fique a saber como é que o seu negócio pode ficar visível nos motores de busca sem qualquer investimento inicial em publicidade.

O investimento

Depois de definir as funcionalidades essenciais para a Loja Online e para o backoffice, está na altura de solicitar vários orçamentos aos potenciais parceiros que já tem em mente.

Os valores das plataformas podem ser muito variados. Quando analisar as proposta pense nisso: o barato sai caro. Quando existe uma grande diferença de preços nos produtos que estamos a comparar ficamos sempre desconfiados. Analise bem custo/benefícios e pense a longo prazo.

Layout Personalizado

O layout Personalizado, ou melhor, o Design da sua Loja, garante-lhe a identidade visual da sua empresa online.  Fale com um profissional para desenvolver o layout da sua loja online. Desta forma minimiza a sua taxa de rejeição , lembre-se que a experiência dos seus consumidores é muito importante.

Já alguma vez se colocou no lugar do seu cliente? Esta é uma das perguntas que fazemos com frequência aos clientes que nos dizem que as suas plataformas não geram resultados. Sim, um dos problemas pode ser do layout/design. As Lojas Online são para os clientes usarem, não se esqueça disso.

Manutenção da plataforma

Com a evolução tecnológica em constante crescimento a sua empresa irá precisar de um serviço de assistência. É importante que tenha isso em mente. Depois de lançar a sua Loja Online e na evolução do seu negócio, sentirá a necessidade de realizar alterações ou mesmo de adicionar funcionalidades. Tente compreender como funciona o serviço de apoio ao cliente do parceiro que vai desenvolver a sua Loja Online. O acompanhamento do seu projecto é muito importante, para dar mais segurança à sua loja e mais credibilidade aos seus consumidores.

Integrações com ERP ou Marketplace

São integrações mais complexas entre plataformas. Por exemplo, integrar o seu software de Facturação com a sua Loja Online.

Desta forma minimiza o seu tempo investido na actualização da sua Loja Online. Essa integração permite criar automatismos que copiam os produtos do seu software de facturação para a sua Loja Online. Garante assim que a sua Loja está sempre actualizada!

Caso, seja necessário estas integrações no seu modelo de negócio, fique atento aos pontos:

Tente perceber se será possível fazer essa integração, pois muitas vezes as plataformas ou os softwares de facturação não permitem essa integração;

Avalie os custos dessa integração e o tempo de implementação.

Fale com o fornecedor da plataforma que pretende integrar para ter a certeza que não existe qualquer problema na integração das duas plataformas.

Defina o tempo e a frequência de actualização dos dados que sejam mais relevantes para o seu negócio.

Além dos produtos (descrição, referência, preços, descontos e stocks), também pode sincronizar entre ambas as plataformas clientes e encomendas.

Outras integrações

Também como uma mais valia para si, seria importante que a sua Loja Online fizesse integração com algumas ferramentas que permite analisar métricas ou até funcionalidades extras.

Verifique se a plataforma que escolheu permite integrar com as seguintes funcionalidades:

  • Google Analytics e Adwords
  • Meios de pagamento (Paypal, Referências Multibanco)
  • Integração com as Redes Sociais e Loja do Facebook
  • Plataformas de Marketing Digital

Meios de pagamento

Avalie quais são as melhores formas de pagamento nesta fase inicial para a sua loja online.

Caso queira saber mais sobre os meios de pagamento, consulte o nosso artigo (Aqui).

A segurança

Qualquer loja online deve oferecer protecção máxima a quem está a comprar online. É fundamental deixar o consumidor à vontade para comprar e é da responsabilidade da sua empresa garantir que os seus dados estão seguros.

Verifique se a plataforma que escolher ou desenvolver tem alguma protecção de segurança.

Desenvolvimento

Depois de ter pensado e decidido sobre estes passos todos está na hora de escolher qual a plataforma mais vantajosa para a sua empresa vender online.

Defina uma data de entrega da plataforma e escolha a solução que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

E para resumir, escolha a plataforma de e-commerce que:

Ofereça um serviço mais completo para o seu negócio, preparada para indexar nos motores de busca, partilhar nas redes sociais, um backoffice acessível e um design intuitivo e simples que proporcione a melhor experiência para o seu utilizador.

Verifique a qualidade do alojamento da plataforma. A performance (velocidade de carregamento das páginas) da sua loja dependem directamente da qualidade do alojamento. Ninguém quer uma loja online lenta.

Escolha uma plataforma que ofereça suporte técnico de qualidade. Assim que a sua loja estiver pronta este é um serviço que irá precisar. Não temos qualquer dúvida.

Plataformas que permitam incluir funcionalidades de uma forma ágil.  O comportamento do consumidor muda constantemente. E a sua Loja Online precisa de acompanhar essas tendências para continuar competitiva no mercado.

E por último, fuja das plataformas que utilizam o modelo “Faça Você Mesmo”. Essas plataformas não são uma vantagem, pelo contrário. Estão limitadas ao layout e a algumas funcionalidades de plugins.

Acreditamos que isso atrapalha mais do que ajuda, visto que a sua empresa precisa de se focar no negócio e não perder tempo aprendendo tecnologias de web ou ferramentas para configurar lojas online. Deixe essa parte para profissionais. E claro, garantir que a sua Loja Online está devidamente preparada para gerar vendas.

Pense connosco, se pretender abrir uma Loja física, ou até possuí uma, ia se ocupar de fazer todas reformulações necessárias no espaço? Provavelmente não.

Gostaríamos ainda de esclarecer que trocar de plataforma de e-commerce  não é extremamente dificil ou impossivel. Pode-o fazer assim que sentir necessidade de evoluir com o seu negócio e a plataforma que tem actualmente já não lhe permite.

Essa mudança não é simples e provoca sempre alguns transtornos mas se essa tarefa for realizada por bons profissionais, os transtornos podem ser bastante reduzidos e realizados num curto espaço de tempo.

Não tenha receio de mudar de plataforma de e-commerce se não está satisfeito com a sua Loja Online. Depois de ler o nosso artigo temos a certeza absoluta que está preparado para criar a sua Loja Online ou até mudar para uma nova.

E para concluir: não existem plataformas perfeitas. A indústria tecnológica (TI) está em constante evolução. Escolha a que se adapta melhor ao seu negócio tendo em consideração todos os passos que mencionamos aqui.

Pode sempre falar com o nosso gestor de projecto caso tenha alguma dúvida. Enviei um email para blog@livetech.pt e agende uma reunião.

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