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Redes Sociais: Como utilizar o Instagram no seu negócio

21.02.17 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Se a sua empresa usa as redes sociais como ferramentas de marketing no seu dia a dia, é possível que já tenha conta no Facebook, LinkedIn e Twitter (caso ainda não tenha, talvez esteja a perder uma oportunidade). Mas talvez esteja a esquecer-se de uma. A que tem mais de 600 milhões de utilizadores por mês.

O Instagram, é uma excelente rede social para ter uma presença online, se a sua empresa pretende atrair e conquistar potenciais clientes. Na verdade, 85% das grande marcas utilizam o Instagram, de acordo com a Hootsuit.

O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual, no entanto, pode não ser a rede social ideal para o seu sector de actividade, mas se a sua empresa comercializa produtos e não está no Instagram, garantimos-lhe que está a perder uma oportunidade.

Calma, ainda vai a tempo de criar uma conta e começar a construir uma comunidade. Mais vale tarde do que nunca. Já dizia o velho ditado.

Neste artigo, vamos apresentar-lhe a potencialidade desta rede social para a sua empresa, de forma a que possa tomar uma decisão pondera antes de se aventurar a criar uma conta no imediato.

Dicas para a utilização da rede social:

1 - Publique com frequência e mantenha o conteúdo atraente

Tal como acontece na maioria das redes sociais, é fundamental saber quantas vezes vai partilhar conteúdos com a sua comunidade online. Publicar uma foto todos os dias ou uma de dois em dois dias; é um bom objectivo para iniciar a presença da sua marca no Instagram.

Não se sinta pressionado a publicar todos os dias, caso não tenha conteúdo interessante e relevante para partilhar com a sua comunidade reduza a frequência de publicações.

2 - Partilhe conteúdo de pessoas/produtos e use variedade

Para utilizar correctamente o Instagram, a sua empresa precisa de saber que tipo de conteúdo deve publicar. Além disso, numa fase inicial deve variar o tipo de publicação de forma a perceber o conteúdo que gera mais envolvimento junto da sua comunidade.

Algumas das publicações devem apresentar os produtos da sua empresa, enquanto outros devem apresentar a cultura da empresa, ou seja imagens da sua equipa ou até mesmo pessoas a utilizar os seus produtos.

O Instagram permite a publicação de vídeos e tem vindo adicionar novas funcionalidades que ajudam aumentar a interacção social das empresas com os seus públicos-alvos.

O conteúdo em formato vídeo é uma das grandes tendências de Marketing este ano, são uma excelente forma de apresentar os seus produtos e não só. Recomendamos que utilize os diferentes formatos de conteúdo com moderação. E lembre-se sempre: as fotos evocam emoção e no Instagram tem um impacto na taxa de interacção social.

3 - Use três a quatro #hashtags por publicação

Esta é a parte mais crítica. Não exagere nas #hashtags. Numa fase inicial as empresas têm tendência a colocar várias #hashtags para conquistarem mais clientes mas não exagere. Recomendamos três a quatro no máximo.

Crie #hashtags exclusivas associadas à sua marca. São elas que permitem às empresas, atrair potenciais clientes ao seus perfis de forma a apresentar o conteúdo que melhor se adapta às suas necessidades.

4 - Escreva uma biografia e coloque um link para o website.

Certifique-se que o seu perfil tem uma biografia informativa no seu perfil. Muitas das vezes, a sua biografia e a foto são a primeira coisa que os seus potenciais clientes vão ver. A biografia deve explicar o que é que a sua empresa faz de uma forma muito simples. Não se esqueça de colocar um link para o website/loja online. Como já referimos, as redes sociais são excelentes ferramentas para atrair novos clientes e fidelizar os clientes.

5 - Use uma descrição para cada publicação depois de escolher os filtros

A utilização de filtros é um dos tópicos mais discutidos pelos os profissionais de marketing.

Usar ou não usar? Eis a questão! Quem não gosta de utilizar um filtro para melhorar a sua fotografia? Embora possa parecer um desperdício de tempo escolher o filtro certo, ele pode ajudar a sua empresa a criar uma imagem mais consistente e com variedade nesta rede social.

6 - Identifique os influenciadores do seu sector de actividade

Vamos dar um exemplo: imagine que a sua empresa trabalha no mercado da moda. Identificar as pessoas mais influentes na moda numas das suas publicações vai ajudar a apresentar os seus produtos a esses influenciadores.

Tagging - o acto de identificar pessoas nas publicações no Instagram

Pense de diferentes maneiras para se conectar com outras pessoas que estão ligadas ao seu sector de actividade e que partilha dos mesmos interesses. Não seja demasiado agressivo. Não exagere no tagging. Tem de existir um equilíbrio.

Identificar o local das suas publicações também é bastante relevante para a interacção social. Não se esqueça de o fazer.

Mais de 95 milhões de fotos publicadas na rede social, um número que não pára de crescer nos últimos anos. Se este não é um motivo suficiente para se juntar a esta rede não sabemos qual será ;)

Caso tenha alguma dúvida sobre o Instagram, envie um email para blog@livetech.pt.

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