• Marketing digital
  • Web development

Como fotografar os produtos para a sua loja online

31.05.16 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidade

Está a pensar em criar uma loja online? Então, temos a certeza que vai precisar de fotos de qualidade que ajudem a sua empresa a potenciar as vendas online.

Em cada projecto de e-commerce que desenvolvemos percebemos que fotografar os produtos para a loja online é uma das grandes dificuldades das empresas, principalmente para aquelas que tem um orçamento reduzido.

Decidimos escrever este artigo, com o objectivo de esclarecer e ajudar todos as empresas que estão a pensar criar a sua loja online ou até mesmo melhor a que já possui.

Uma das grandes dificuldades de vender online é o facto de os potenciais clientes não poderem tocar no produto, não existe um contacto directo. A experiência de compra é totalmente diferente e a única forma de minimizar essa limitação é através da qualidade das fotografias ou vídeos sobre o produto.

Muitas das vezes a qualidade dos produtos e as fotos disponíveis na loja online nem sempre transmitem a mesma mensagem. Isso é um dos erros que vemos com mais frequência em diversas lojas online. Não cometa esses erros, tenha algum cuidado quando selecciona as imagens dos produtos porque esse pode ser um dos motivos para os consumidores não adquirirem o seu produto.

A explicação para isto acontecer é simples. Pense connosco: acha que alguém vai realizar uma compra online sem conferir as fotografias do produto?  Isto pode ser comparado à compra numa loja física, em que normalmente não compramos um sapato, uma camisola ou até mesmo umas calças sem os experimentar.

Como no universo online, não podemos usar os nossos sentidos para perceber a qualidade do produto, as imagens desempenham um papel fundamental, sendo elas a trazer a sensação de realidade ao consumidor. As transmitir confiança, autenticidade e a legitimidade que as empresas precisam para vender os seus produtos online.

Hoje vamos dar-lhe algumas dicas que o vão ajudar a fotografar os seus produtos com a qualidade que necessita para melhorar o seu negócio:

Use a luz natural

Aproveitar o dia para fotografar os seus produtos, é uma óptima opção porque a luz natural funciona melhor em qualquer fotografia, mas tenha cuidado na iluminação pois o importante não é quantidade.

A qualidade da luz e a distribuição da mesma é um factor de relevância que não pode ser ignorado.

Use um fundo branco

 O fundo branco é muitas vezes utilizado nas lojas online - e com razão, ele torna as fotos mais eficientes, criando um foco sobre o produto em si.

 É uma das técnicas mais usadas. Para criar este tipo de fundo, basta colocar um pedaço de papel branco e dobrar de forma a criar uma curva subtil. O produto será o centro da fotografia. Eliminado qualquer distracção possível.

Use alta resolução e um tripé

Não se esqueça de activar a alta resolução da sua maquina fotográfica para garantir a máxima qualidade.

Para o apoiar neste processo use um tripé evitando assim qualquer vibração ou movimento padrão. Garantindo a estabilidade mesmo quando clicamos para tirar a foto.

Desligue o Flash da câmara

A luz do flash não é recomendada, não se esqueça de a desligar. É considerada uma luz directa que pode criar reflexos, deixando as imagens dos seus produtos com um aspecto de amador. Utilize locais claros e naturais. Além disso pode comprometer as cores reais dos seus produtos.

Mostre os detalhes do seu produto

Os seus clientes e potenciais cliente não vão poder tocar nos seus produtos por isso é importante destacar os detalhes do mesmo. Tenha isso em mente na hora de fotografar. Além disso, pode sempre fotografar os produtos de diferentes perspectivas. Escolha a mais adequada.

Como é que as fotografias de qualidade podem ajudar a potenciar a minha loja online?

A resposta a esta pergunta é simples. Fotografias de qualidade ajudam a sua loja online a melhorar o índice de conversão, a diminuir o número de carrinho abandonados e reduzir o número de devoluções dos produtos. Invista algum tempo a produzir conteúdo de qualidade para a sua loja online.

Tem alguma dúvida que gostava de ver esclarecida? Envie-nos um email para blog@livetech.pt e fala com os nossos profissionais. Caso tenha considerado este artigo útil partilhe com um amigo ou até mesmo colega de trabalho.

Tem um projecto para nós? Vamos falar sobre isso!
Pedir Orçamento Damos resposta rápida e sem compromisso
Pelo telefone? +351 913 447 690 Chamada para rede móvel nacional Rui Ferreira