Vamos falar sobre isso!

6 dicas para optimizar a sua loja online para joalharias?
Ana Santiago 24.02.22 Classificação Excelente Bom Satisfatório Insatisfatório Sem utilidadeA joalharia é uma das áreas mais atractivas no mercado actual e até mesmo das mais empreendedoras. São inúmeros os novos projectos e iniciativas que têm surgido, no mercado, nos últimos anos.
Este mercado, em claro crescimento, tem apostado fortemente nas vendas online. Ter um site, com loja online, nos dias de hoje, é crucial. As empresas, que não apostam nas vendas online com um e-commerce, poderão estar a ficar para trás, num mercado que é cada vez mais competitivo.
O sector da joalharia não é excepção. As joalharias têm apostado cada vez mais em e-commerce, aproveitando a mudança de paradigma que o mundo vive actualmente.
Neste artigo, vamos dar-lhe algumas dicas de como optimizar uma loja online para joalharias que pretendam alcançar melhores resultados nas suas vendas nos próximos anos.
1-Descrição dos produtos
Elaborar uma descrição detalhada de todos os produtos é essencial para garantir a credibilidade da sua loja online e aumentar a confiança junto do consumidor. Pontos importantes a descrever:
- Tamanhos disponíveis
- Cores disponíveis
- Peso
- Ocasião (anel de noivado, anel de casamento)
- Material da joia (ouro, prata)
- Preço (com e sem desconto, quando aplicável)
- Tempo de expedição e entrega
- Packaging
- Técnica de fabricação
- Colecção a que pertence
- Secção “Também poderá gostar” ou “Complete o seu look com”
2-Personalização de produto
Permitir ao cliente personalizar o seu produto. Dar ao cliente a oportunidade de tornar o seu produto único é algo que o mesmo achará bastante apelativo.
Esta personalização pode ser em vários aspectos da mesma joia. Alguns exemplos seriam:
- Cor (dourada ou prateado)
- Com ou sem pérola
- Cor da pérola
- Gravação na jóia (Nomes, datas, frases, coordenadas, com limite até um determinado número caracteres)
3-Guia de tamanho
Efectuar uma compra online, sem experimentar os produtos, pode tornar-se um entrave para o cliente. Pormenorizar as dimensões da jóia, para que o cliente não hesite, por duvidar do tamanho da jóia, é uma questão que poderá fazer toda a diferença na hora de efectuar a compra. Permitir ao utilizador medir o tamanho de um anel e perceber que medida melhor se adequa, oferecendo uma explicação detalhada de como efectuar a medição de um anel.
4-Imagens e vista 360
Num sector como a joalharia, as imagens do produto são extremamente importantes. Ter imagens bonitas, apelativas, com muita qualidade, que mostrem o efeito da jóia na pessoa e todos os seus pormenores, é de extrema importância na hora de vender online. Deverá garantir que o cliente consegue ver a jóia, de todos os ângulos possíveis, para dar ao cliente a confiança necessária, para efectuar a compra.
No entanto, queremos ter um site rápido que permita ao cliente ter uma experiência de navegação fácil e por isso devemos ter atenção a alguns factores:
- Ao tamanho e peso das fotografias. Imagens muito grandes e pesadas irão tornar o site mais lento e dar ao cliente uma experiência de navegação pouco agradável, que dificilmente se irá traduzir numa compra.
- Efeito no mobile. Não queremos ter imagens que fiquem distorcidas ou cortadas quando consultamos a loja online no telemóvel. O cliente não será impactado pela imagem, uma vez que esta não está no seu auge e consequentemente a compra não se irá realizar.
- Fotografias em 360. Aplicar fotografia de produto de 360º dá maior dimensão ao seu produto e ajuda o seu cliente a visualizar todos os pormenores e qualidades, podendo avaliar o produto na totalidade, permitindo uma maior segurança na hora de efetuar a compra online. Será praticamente como se o cliente tivesse o produto na mão.
Tendo, todas estas questões em conta, aconselhamos uma selecção minuciosa, utilizando apenas as melhores e mais indispensáveis imagens, de maneira a oferecer a melhor experiência de navegação, não deixando, ao mesmo tempo, espaço para o cliente duvidar da sua compra.
5-Optimização para o mobile
Actualmente a maior parte das pessoas utilizam os seus dispositivos móveis para realizar compras na internet. Portanto, é fundamental que hoje em dia todos os e-commerce sejam mobile-friendly para garantir uma boa experiência de compra a todos os consumidores. Algumas dicas que partilhamos são:
- Uma vez que o ecrã é mais pequeno, deverão constar os aspectos mais importantes da jóia, logo no primeiro impacto.
- Imagens optimizadas para website. Imagens que não fiquem cortadas, nem percam o efeito no mobile.
- Facilidade de escolha das opções (tamanho, cor) da jóia.
6-Processo de compra fácil
O processo de compra, numa loja online deverá ser intuitivo, rápido e fácil. Existem muitos factores que irão fazer com que venda mais facilmente na sua loja online:
- Rapidez do site
- Poucos cliques até chegar até à joia
- Processo de checkout simples
- Possibilidade de efectuar a compra, sem ter de criar uma conta
- Custo total das joias, calculado logo nos primeiros passos
- Apresentar as políticas de envio, troca e devolução
- Variedade de métodos de pagamentos (Cartão de crédito, Paypal, Mbway)
Dicas Extra:
Partilhamos 2 estratégias extra que ajudam na conversação de vendas online, para aplicar na sua loja online.
- Remarketing - O remarketing é uma ferramenta do Google Adwords que identifica os utilizadores que já visitaram o seu website ou loja online, através de um cookie, e passa a exibir anúncios com mais frequência quando estes visitam outros sites que aceitam anúncios na rede display;
- Carrinhos abandonados - Um carrinho abandonado surge quando um cliente visita a sua loja online, adiciona produtos ao carrinho e a abandona sem ter finalizado a compra. Um simples envio de e-mail relembra o cliente dos produtos que deixou por comprar, de forma pouco invasiva.
Na Livetech vamos ajudá-lo a implementar estas e outras estratégias no seu negócio online.
Tem uma joalharia e gostaria de passar o seu negócio local para o digital e aumentar as suas vendas? Fale connosco, estamos prontos a ajudar!